Conferência “Desafios para a Cidadania Global: A Agenda 2030 da ONU e as Migrações”

A conferência final online do projeto Desafios para a Cidadania Global: As migrações como pilar para a construção de sociedades mais justas, pacíficas, tolerantes e inclusivas teve como tema “A Agenda 2030 da ONU e as Migrações” decorreu nos dias 20, 21 e 22 de maio, entre as 17h e as 18h, através da plataforma zoom.
As estórias sobre a migração são estórias de esperança, ambição, sacrifício, perseverança e medo. Ocorrem em todo o mundo e lembram-nos que a migração é “uma expressão da aspiração humana por dignidade, segurança e um futuro melhor”.
A migração está intrinsecamente ligada ao desenvolvimento económico e social. No entanto, nos últimos anos, os grandes movimentos de pessoas, incluindo migrantes e refugiados, lançaram uma sombra sobre os benefícios da migração. Ao invés de pontes, erguem-se muros, ao invés da tolerância, a intolerância marca os discursos, e ao invés da promoção da realidade assiste-se à divulgação de mitos sobre o papel da migração na sociedade.
O apelo em “não deixar ninguém para trás” – presente na Agenda 2030: Transformar o nosso Mundo – deve ser uma responsabilidade partilhada, e importa reforçar os caminhos trilhados pela Educação para o Desenvolvimento e Cidadania Global, para que valores e ferramentas defendidas e aplicadas contribuam para a dinamização de sociedades mais justas, pacíficas, tolerantes e inclusivas.

Para quem não pode assistir à conferência ou para quem quer revisitar os três dias de debate e reflexão, pode fazê-lo através dos vídeos:

Dia 20 de maio, A Cidadania Global e a Agenda 2030
Dia 21 de maio, Direitos Humanos e Desafios Globais
Dia 22 de maio, Ativismo e Migrações