web_curso_DPCGlobal

FAÇA A SUA INSCRIÇÃO AQUI

A globalização, as novas tecnologias de informação e comunicação, as crises financeiras, as assimetrias entre blocos económicos, os conflitos armados e as alterações climáticas, criaram no último século um novo impulso aos movimentos transnacionais de pessoas. Milhões de pessoas deixaram o seu país, por períodos mais ou menos longos, à procura de melhores condições e novas oportunidades de trabalho, de estudo ou até de vida. As sociedades encontram-se cada vez mais interligadas, quer seja ao nível político, económico, social e cultural como ao nível local, nacional e global.

Viver numa sociedade globalizada e em constante mutação implica aprender a cooperar, aceitando a diversidade e a pluralidade de opiniões e culturas como sendo parte constituinte da realidade do mundo de hoje.

Esta formação visa promover o reconhecimento e a valorização da diversidade como oportunidade e fonte de aprendizagem para todos, no respeito pela multiculturalidade das sociedades atuais.

O programa de formação terá em conta os princípios e valores promovidos pela Educação para o Desenvolvimento e para a Cidadania Global, bem como as suas formas de intervenção e os seus atores e será elaborado de forma a garantir que se alinham as causas e consequências da migração com o conhecimento e a reflexão crítica sobre as causas dos desafios do desenvolvimento e das desigualdades a nível local e mundial, num contexto de interdependência e globalização. Só assim será possível abordar de forma estruturada as questões da justiça social.

Com esta formação, os participantes estarão em condições de perceber a importância da promoção da multiculturalidade para a cidadania global, de analisar criticamente as desigualdades com base em género, status socioeconómico, nacionalidade, cultura, religião, idade, etc., bem como de contribuir como cidadãos globais informados e responsáveis para um mundo mais inclusivo, justo e pacífico.

O programa de formação terá uma duração total de 25 horas, sendo as sessões constituídas por blocos temáticos.

FAÇA A SUA INSCRIÇÃO AQUI