Curso em Cidadania Global e Migrações

Documentos Chave

Pode aqui descarregar os documentos resultantes da formação-ação

A globalização, as novas tecnologias de informação e comunicação, as crises financeiras, as assimetrias entre blocos económicos, os conflitos armados e as alterações climáticas, criaram no último século um novo impulso aos movimentos transnacionais de pessoas. Milhões de pessoas deixaram o seu país, por períodos mais ou menos longos, à procura de melhores condições e novas oportunidades de trabalho, de estudo ou até de vida. As sociedades encontram-se cada vez mais interligadas, quer seja ao nível político, económico, social e cultural como ao nível local, nacional e global.

Viver numa sociedade globalizada e em constante mutação implica aprender a cooperar, aceitando a diversidade e a pluralidade de opiniões e culturas como sendo parte constituinte da realidade do mundo de hoje.

Com a formação “Cidadania Global e Migrações“ organizada em parceria com a Faculdade de Direito da Universidade Nova de Lisboa, entre os dias 4 a 8 de fevereiro de 2019, foi possível trabalhar as interligações entre estes temas e contribuir para a promoção da Cidadania global junto dos participantes.

Um programa ambicioso, que juntou mais de 30 participantes.

As avaliações do curso são um indicador da qualidade do mesmo.

Foi criado um documento resumo da formação-ação, disponibilizado no inicio desta página, juntamente com outros 5 documentos específicos sobre cada uma das temáticas abordadas, estruturados de forma a apresentar propostas pedagógicas trabalhadas no curso de formação, mas também o processo formativo de todo o curso.
Da aliança entre a componente conhecimento-ação resultou um documento inovador na área da promoção da ED, que permitirá:

  • A compreensão de conceitos de baseada EDCG, como a justiça social, a equidade e transformação social;
  • O reconhecimento das principais dinâmicas do processo de Desenvolvimento (causas, consequências e interligações);
  • Abordar as migrações no quadro global. Análise e compreensão da Agenda 2030 (foco nas migrações) como documento orientador de ação;
  • Reconhecer o papel da Educação para o Desenvolvimento e da cidadania Global como potenciador de um processo de transformação social.

Reconhecer o papel da Educação para o Desenvolvimento e da cidadania Global como potenciador de um processo de transformação social.
A sua abordagem inovadora e funcional permitirá que seja utilizado não só ao nível académico, mas também pelas Organizações da Sociedade Civil, sobretudo as que operam nas áreas das migrações e do desenvolvimento sustentável.