Ações de sensibilização

Sensibilizar para a importância de processos de desenvolvimento justos, dignos e eficazes que contribuam efetivamente para a promoção da dignidade humana em todas as geografias é um passo fundamental para garantir que através da reflexão e pensamento critico compreendemos o nosso papel no mundo e como efetivamente temos poder para seremos agentes de transformação social, política, económica e ambiental

No âmbito do projeto “Desafios para a Cidadania Global “estão assim previstas a realização de 17 sessões de sensibilização e informação de educação para a cidadania com enfoque nas migrações dirigidas a 300 jovens universitários. O objetivo assenta na sensibilização, consciencialização e tomada de atitude perante os diversos desafios existentes quando abordamos as questões da Educação para a Cidadania Global.

Para inspirar à ação, a equipa do projeto já dinamizou uma ação: “Quem disse que os ODS não te pernas para andar?”. No dia de ação pela justiça climática, e lembrando que o ambiente está interligado com todas as outras dimensões do desenvolvimento, a equipa do projeto caminhou com cada um dos ODS até à Câmara Municipal de Lisboa, relembrando de modo que todos os objetivos estão interligados, e o que o papel dos municípios no seu alcance é essencial. Os cubos que compõem a exposição “Vamos Todos” foram depois expostos no decorrer do seminário “A Travessia – Mulheres e Meninas em busca de refúgio”.

O resultado da caminhada pode ser visto nas redes sociais dos parceiros do projeto!

Se és jovem e queres fazer uma ação de sensibilização sobre os ODS na tua universidade, contacta-nos! Sabe mais aqui