Jovens Universitários ativos

Vídeo produzido por Mariana Álvares, aluna da Universidade Nova de Lisboa (FCSH)

O papel dos jovens como agentes de transformação é essencial para garantir que de facto estamos alinhados com as políticas, ações e medidas que temos de adotar para promover um mundo mais digno e sustentável.
Através do projeto “Desafios para a Cidadania Global“ procurámos inspirar jovens universitários, para que de forma ativa e criativa nos apresentem ações que refletisse a sua abordagem critica ao tema das Migrações e Desenvolvimento. Apesar de factualmente sabermos que as migrações são um dos principais motores do desenvolvimento, tanto para os países de origem, como para os países de destino, a intolerância que marca ainda este tema, tem acentuado a propagação de mitos que contribuem de forma muito negativa para a promoção da dignidade e da justiça social.
Acreditamos que estas narrativas negativas podem ser desconstruídas através da ação conjunta, entre atores do desenvolvimento, e assim garantir que através do conhecimento informado e da mobilização podemos valorizar o tema das migrações e coconstruir sociedades mais justas, pacíficas, tolerantes e inclusivas.